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5 (CINCO) DICAS PRÁTICAS SOBRE O SERVIÇO DE CÓPIAS AOS CORRESPONDENTES JURÍDICOS

Olá pessoal, tudo bem?


Hoje estou aqui com o intuito de dar dicas práticas aos correspondentes jurídicos para o serviço de CÓPIAS.



Pois bem, vamos lá!


Dica nº 1  -  Consulte o processo antes (se possível, claro) de se deslocar até ao Fórum, Tribunal, ou em qualquer outro órgão, a fim de saber se ele está disponível para você realizar o serviço contratado. 

Esta atitude preventiva evita que você perca  o seu tempo e o do seu cliente também.
Mas como irei consultar?
Se for no Fórum, ou no Tribunal, você deve entrar no site e verificar a situação processual atual. Porém é pertinente salientar que este não é o único cuidado que você deve ter, já que o sistema pode estar desatualizado.
Desta forma, você como contratado deve entrar em contato via telefone com o órgão a fim de saber se o processo está disponível para você (correspondente )ir lá retirá-lo.
Por fim, sempre que possível, peça para o funcionário deixar os autos reservados em seu nome. Assim, você evita algum imprevisto.

Outra dica: Sempre questione seu cliente se ele irá efetuar o pagamento dos honorários pactuados, caso o processo esteja indisponível  no momento em que você for buscá-lo/retirá-lo, ou se está condicionado ao resultado (à obtenção das cópias).





Dica nº 2  - Consulte o nº de folhas antes de aceitar a proposta feita pelo seu contratante, ou de passar o valor da sua prestação de serviço. 

À todo momento, o correspondente deve estar antenado. Isto já deu para perceber, não é?
Então seja precavido antes de aceitar uma proposta (mesmo que pareça atrativa no instante), ou de passar o valor dos seus honorários. A justificativa? Não ficar no prejuízo ao se deparar com um volume maior do que o esperado. Outra dica muito valiosa, é com relação ao prazo de envio. Se você não sabe o nº de folhas, não poderá dizer se conseguirá enviar as digitalizações em um curto prazo, exceto se você tiver um bom ajudante. Lembrem-se:  É muito arriscado aceitar uma proposta se você não sabe se irá poder cumpri-lá.  Pois você pode prejudicar o seu cliente que está, por exemplo com um prazo fatal naquele dia.





Dica nº  3 - Faça as digitalizações do modo correto.

E qual é o modo correto?
Digitalizações legíveis,(se os escritos ou as folhas estiverem ruins, você não tem como fazer milagres) com as folhas viradas corretamente, na ordem em que os documentos se encontram, ou em ordem cronológica, e principalmente em PDF!
Parece ser óbvio para você talvez, mas o serviço que parece ser o menos "complexo" da correspondência jurídica, é o que mais me estressou, risoss... O motivo? A ausência de bom senso de muitos profissionais. Já cheguei a escutar de um correspondente o seguinte: - Contrate um fotógrafo! Naquele instante fiquei perplexa, e revoltada, pois para fazer digitalizações de um processo não é necessário ter feito curso de fotografia, (óbvio, não é pessoal?)
Nem tanto, pois aquele profissional além de provavelmente não ter nenhuma experiência com o serviço, não prestava a atenção nos emails que eu enviava. Quando o serviço chegou no modo"fotos", respondi como ele deveria ser refeito. Esta situação ocorreu no meu início como correspondente jurídico. Naquela época (risosss... maneira de se expressar pessoal, já que parece que já fazem 5 anos que estou na correspondência) eu não dizia  nos e-mails de contratação, o modo como as digitalizações deveriam ser feitas, diante do que para a minha pessoa era óbvio, já que jamais faria de outro modo este serviço, senão este que estou descrevendo aqui para vocês.

Logo, você deve se questionar mentalmente antes de entregar este serviço, com tais perguntas:

 - Eu conseguiria ler estas cópias?
- Eu pagaria por este serviço, diante do que me foi entregue?
- Este profissional soube realizar o serviço de forma correta?


Depois destes questionamentos, garanto que você entender o quanto é relevante prestar um trabalho bem feito.


Dica nº 4 - Questione (antes de entregar) seu cliente se as digitalizações devem ser enviadas no e-mail, ou em um programa.

Simples demais esta dica. Lembrem-se que o cliente é quem solicita o trabalho. Logo, se ele não diz como o mesmo deve ser enviado, você deve questioná-lo antes de enviar. Desta forma, você demonstra um preparo, um cuidado com o serviço prestado, pois sabe que quem o contrata é quem tem que ficar satisfeito.



Dica nº 5-  Confira as cópias antes de entregar ao seu cliente, assim como peça para o mesmo conferir se as digitalizações estão corretas, no prazo de até 1(um) dia útil.


Conferir as cópias é se livrar se um outro trabalho posterior, ok?

Outra questão: Pedir para o cliente conferir o seu trabalho (quando possível) é se precaver de outro também.  Assim, você evita que o contratante abuse da sua boa vontade.
Exemplo: Você foi contratado para digitalizar um processo judicial. Aí você faz, confere e não percebe nada de errado, e envia para o seu contratante. Ele até acusa o recebimento, porém dias ou meses depois lhe relata que está faltando algumas cópias.

E para finalizar este post:

- PEÇA PARA O CONTRATANTE ACUSAR O RECEBIMENTO DAS CÓPIAS;

- DEIXE O SEU CELULAR LIGADO. NÃO FUJA DO CONTRATANTE. SE TIVER ALGUM CONTRATEMPO, AVISE ELE. NEM QUE SEJA PARA LIGAR À COBRAR DE UM ORELHÃO, PESSOAL!
MAS NÃO DEIXE DE ATENDER OS TELEFONEMAS DO SEU CLIENTE. É MUITO RUIM E DESGASTANTE FICAR TENTANDO DECIFRAR O QUE ESTÁ ACONTECENDO DO OUTRO LADO.


É isso,caros colegas. Espero que tenham curtido o post de hoje.


Abraços, e até a próxima.



Giovana Demai.





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