Pular para o conteúdo principal

AS RAZÕES DA POLÍTICA SER TÃO RELEVANTE EM NOSSA SOCIEDADE

Atualmente estamos vivendo um período caótico não só na saúde, mas especialmente também na política Brasileira.

Pois bem. É pertinente ressaltar que as postagens desse blog não possuem o condão de esgotar o conhecimento dos assuntos/temas que serão abordados aqui, uma vez que muitas publicações serão breves.

Voltando para o nosso assunto de hoje, vamos dar início dos motivos que fazem a política ser tão importante em nossa sociedade.

Em primeiro lugar, vamos ver o que significa a palavra "política":

A palavra política tem origem no termo grego politiké, que é a união de outras duas palavras gregas: polis e tikósPolis significa cidade e tikós é um termo que significa o bem comum dos cidadãos. Assim, politiké era um termo grego que significava governo da cidade para o bem comum de todos os cidadãos.
Posteriormente, vamos saber sobre o surgimento da política na sociedade:
O surgimento da política aconteceu na Grécia Antiga, depois da formação das cidades gregas, que eram chamadas de cidade-Estado.
E o motivo do surgimento da política?
Foi a partir da necessidade de criar um sistema de organização do funcionamento das cidades-Estado que surgiu a forma de governo parecida com o que hoje se conhece como política. A necessidade de organizar o funcionamento das cidades-Estado aconteceu depois que surgiram classes sociais populares que também desejavam participar das decisões relativas à cidade. Foi a partir desse momento que, em Atenas, surgiu a forma de governo que foi chamada de democracia ateniense. Esse é o primeiro registro histórico da política e da democracia.
E por fim, as responsabilidades da política:
Uma das funções principais da política é chegar a acordos que garantam benefícios para todos os cidadãos. Assim, pode-se dizer que a política é um instrumento para chegar a uma organização social satisfatória, para que a sociedade funcione de maneira organizada e justa.
Nesse sentido, podemos afirmar com toda certeza que discutir política é algo muito significativo e interessante, pois caso contrário estaremos renunciando nossos interesses e direitos sociais. 
Diferentemente do que muitos acreditam, a política difere da politicagem, pois esta prejudica os interesses da sociedade. Ou seja, bem distinto do que pudermos observar da política nesse post.

E aí, gostaram? Espero que sim!

Fiquem à vontade para comentarem.

Abraços,

Giovana Demai -GDG.


Fonte:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que a Lei considera como maus tratos e atos de abuso contra os seres animais?

 

STF PERMITE PENHORA DE BEM DE FAMÍLIA DO FIADOR EM ALUGUEL COMERCIAL

  O STF decidiu que é constitucional a penhora do bem de família do fiador de contrato de locação comercial. O  placar ficou 7 a 4, e se encerrou às 23:59 desta terça, 8. A maioria dos ministros seguiu o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, para quem a lei que dispõe sobre a impenhorabilidade do bem de família não fez distinção entre residencial e comercial ao excepcionar o fiador. O ministro Alexandre de Moraes, relator, entendeu que é possível, sim, a penhora de bem de família do fiador em contrato de locação comercial. Para o ministro, a lei 8.009/90 (que dispõe sobre a impenhorabilidade do bem de família) não fez distinção entre locação residencial e comercial para fins de excepcionar a impenhorabilidade do bem de família do fiador. Em outras palavras, decidiu que é possível a penhora, independentemente da locação residencial ou comercial. "Se a intenção do legislador fosse a de restringir a possibilidade de penhora do imóvel do fiador ao contrato de locação res...

Eireli - Empresa individual de responsabilidade limitada - O que você precisa saber.

Empresário ou futuro empresário, este artigo é para você! A Lei nº 12.441 e 11 de julho de 2011, instituiu a Eireli , que é considerada pelo ordenamento jurídico Brasileiro como uma pessoa jurídica de direito privado - Artigo 44, inciso VI, do Código Civil. Objetivo da Lei: Conceder ao empresário individual, que é uma pessoa natural, a prerrogativa de limitar a própria responsabilidade, sem que necessite constituir sociedade limitada fictícia.  Exemplo: Esposo fica com 99% do capital e a sua esposa 1%;   Regime jurídico: Será o da sociedade limitada - Ltda, que se aplicará no que couber. Contudo, as normas de caráter eminentemente societário não serão, uma vez que na Eireli não há "sócio" mas sim um único titular. Já os preceitos organizacionais sim, mas com as devidas adaptações.     IMPORTANTE:   A constituição da pessoa jurídica será feita através de uma declaração unilateral de vontade, formada por esse titular;   O registro deve...